terça-feira, 21 de outubro de 2008

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS?

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS?
(POR CAMILA PALMEIRA)

É de fato lamentável o caos para o qual caminham as nossas instituições públicas. Testemunhamos hoje uma estranha inversão de valores.
O limiar entre aquilo que é certo e aquilo que é imperdoável encontra-se tão tênue que está cada vez mais difícil distinguir o "bom" do "mau".
Estaria correto obter provas de maneira ilícita para impedir um crime maior?? Na verdade um antiga questão vem a tona. Tão antiga que Maquiavel em sua obra "O Príncipe", escrita em 1513, já colocava em pauta: "os fins justificam os meios".
Os fins podem até justificar os meios, aliás essa é uma discussão pela qual prefiro não enveredar. O que me aflinge na realidade são QUAIS FINS estes maios estão tentando justificar. Se fosse com o fim de acabar com a corrupção generalizada e transformar o (meu?!) Brasil num país descente e justo, do meu ponto de vista, sejam quais fossem os meios seriam válidos.
Se fosse pra construir um futuro melhor, mais digno, mais feliz, com saúde, segurança e educação para as futuras gerações até dar minha própria vida julgaria um meio razoável. Mas quando o (triste) fim é apenas perpetuar uma arcaica e vergonhosa rede de poder e corrupção, sustentar um ciclo de flagelo e famigerância, aí não!! Nenhum meio, mesmo o mais banal, é justificável.
É determinado pelas leis da físicas, que todo e qualquer sistema do universo pode ser reorganizar a partir de um certo grau de entropia. Não sei se apenas por ser ainda jovem mas ainda trago dentro de mim um pouco de esperança de que essa "entropia" seja obtida a tempo. Antes que esse estado de caos afunde num grande colapso... daí então só com um novo sistema... Solar!

21 de Outubro de 2008 13:16
fonte: CAMILA PALMEIRA - ESTUDANTE DE MEDICINA - UPE

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Texto muito bom. Claro e Objetivo!