terça-feira, 28 de outubro de 2008

CASO ELOAH, A POLÍCIA NÃO PERDEU PARA LINDEMBERG, PERDEU PARA PRÓPRIA POLÍCIA

(Por: Rubens de Souza Junior)

Admira-me muito um rapaz de 22 anos conseguir vencer a Polícia de São Paulo. Sou policial também e sei que é leviano e até antiético da minha parte falar assim desses profissionais, entretanto se deve ressaltar que esta afirmação tem cunho conotativo, pois a PM foi vencida pela própria PM, ou melhor, pelo sistema que rege as Polícias Militares e as Polícias Civis de todo o país.

Durante o cárcere da menina Eloah ocorreu a manifestação dos policiais civis de São Paulo, que, numa ação nunca antes vista em nenhum lugar do planeta, enfrentou a Polícia Militar nos arredores da residência oficial do governador daquele estado, uma verdadeira praça de guerra, de onde restou um saldo de aproximadamente vinte feridos, todos policiais.

Fazendo uma analogia simples sobre este fato e o caso de Eloah, podemos constatar que tanto em um quanto em outro não existiu coesão, muito menos controle ou coordenação entre estas polícias estaduais, transformando as duas forças em elementos estanques dentro de um sistema que deveria funcionar em harmonia, onde, dentro da atribuição constitucional que cabe a cada uma delas, ambas chegassem a um denominador comum: a proteção da sociedade e da incolumidade das pessoas.

A greve da polícia Civil de SP é legítima. É muito complicado, para nós policiais, trabalharmos sem recursos e sem motivação. Viaturas, armamentos, uniformes e treinamento ajudam, mas mais que isto é necessário que se tenha dignidade e organização, que se faça o Estado presente dentro das instituições policiais e isto NÃO ACONTECE. O discurso de todo policial é que "as forças se ajudam, é um trabalho mútuo entre instituições que se completam", isso é mentira. O ideal, hoje, seria dizer: "uma força não se mete no trabalho da outra e fica tudo certo". Fica bem claro isso, não só na greve dos policiais, como no caso Eloah.

A PM possui um grupo tático que é o GATE, com certeza é sim, apesar de toda falta de recursos, um ótimo grupo tático para ser acionado neste caso, porém esse grupo talvez não fosse o melhor a ser mantido na negociação em si, falando em linguagem leiga (que é a que a população de um modo geral entende) o GATE é para ser utilizado na "entrada" na "ação" para eliminar o problema quando o gerenciamento de crise não funciona mais.

Para a negociação de reféns, São Paulo conta com o GER (Grupo Especial de Resgate) que é um segmento da Polícia Civil. Este é o grupo que deveria ser chamado para atuar "junto" com a Polícia Militar (que manteria o GATE para quando todas as negociações se esgotassem), uma vez que este grupo conta com profissionais treinados em negociação de reféns, evitando falhas como a volta de Nayara ao interior do apartamento.
Entretanto, em entrevista a uma emissora de grande vulto nacional, um dos componentes do GER disse que "por falta de recursos e por falta de vontade política" os integrantes do GER foram distribuídos em outras delegacias, sem treinamento o grupo praticamente NÃO EXISTE MAIS.

O GER ainda deveria existir, a Polícia Civil não deveria estar em greve durante o cárcere de Eloah e os policiais (civis ou militares) deveriam ganhar o justo e trabalhar em condições dignas para poderem um dia pensar em agir de forma harmônica.

A Polícia não perdeu pra Lindemberg, perdeu para a própria Polícia.

*Rubens de Souza Junior é Agente de Polícia Federal.
Fonte: Agência Fenapef

Nenhum comentário: