sábado, 18 de outubro de 2008

ESPECIALISTAS APONTAM 4 FALHAS NA AÇÃO DE RESGATE DE REFÉNS NO ABC

18/10/08 - 03h13 - Atualizado em 18/10/08 - 08h43
Especialistas apontam 4 falhas na ação de resgate de reféns no ABC
Operação deixou duas adolescentes feridas, uma em estado grave.Representante da OAB criticou a PM por recolocar refém no cativeiro.
Do G1, com informações do Jornal da Globo
Especialistas em legislação, segurança e ações de resgate de reféns, ouvidos pelo Jornal da Globo, apontaram ao menos quatro falhas na operação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) que resultou na prisão de Lindemberg Alves, de 22 anos, e em ferimentos nas adolescentes Eloá Cristina Pimentel, ex-namorada do rapaz preso, e Nayara Silva, no caso de reféns mais longo da história de São Paulo. Atingida na cabeça, Eloá está internada em estado grave. Veja o site do Jornal da Globo Foram quatro dias de seqüestro em Santo André, na região do ABC. Três pessoas trancadas num apartamento, cercado 24 horas pela polícia. O resultado da operação policial foi um seqüestrador sem ferimentos preso e duas reféns baleadas. Para Leonardo Pantaleão, da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o primeiro erro grave da polícia foi permitir a volta de Nayara à condição de refém. “Situação que não tem explicação, inusitada na história brasileira, que acaba colidindo com todas normas vigentes. Estatuto da Criança veda que todo adolescente seja colocado em situação de risco”, diz Leonardo.
Tecnologia
O coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Adorno, reconhece as dificuldades de ação da polícia num caso como esse, mas estranha que em quatro dias não se tenha usado tecnologia para aproveitar um momento de relaxamento do seqüestrador. “Existem recursos técnicos de escuta através da parede. Eu imagino que as pessoas dormiram, tanto as meninas como o seqüestrador. Em algum momento, na exaustão, ele dormiu. Quer dizer, numa hora em que ele cai numa exaustão, talvez fosse o momento de intervenção”, afirma Adorno. Rodrigo Pimentel, ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, disse que o grupo de policiais de São Paulo é o mais bem sucedido do país em recuperação de reféns com vida, mas a reconhece a gravidade desse tipo de seqüestro. “Existe também uma tendência mundial a respeito do tomador de refém passional. Ele não é economicamente motivado. É mentalmente perturbado. Ele é imprevisível. Não se espera algo razoável ou lúcido de uma pessoa que esteja sofrendo de paixão ou amor. Os EUA sinalizam essa ocorrência de refém como a mais difícil de todas”, afirmou. Durante entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, Pimentel havia sido ainda mais crítico. “Foi fracassada. Não entendo a reinserção da menina. Não existe uma receita de bolo para a negociação, mas existe uma tendência mundial: a não introdução de armas, de bebida alcoólica, não transformar uma ocorrência estática em móvel, não trocar reféns e não introduzir novas pessoas no ambiente. Sinceramente, eu não compreendo”, criticou. “Nunca vi isso acontecer. É um precedente inusitado no país”, acrescentou.

saiba mais
Pais de refém baleada em Santo André estão em estado de choque
Gate invade apartamento onde jovem mantinha adolescentes reféns
Bala atravessou toda a cabeça de Eloá, diz médico
Gate
O Gate foi inspirado em grupos de elite da polícia norte-americana, e está completando 20 anos em São Paulo. Os policiais são treinados para operações complexas, de alto risco. Eles aprendem que a invasão em casos como o de hoje é um recurso extremo. O JG mostrou as imagens do desfecho do seqüestro ao ex-coronel da PM José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública. Ele disse que os clarões que se vê depois da invasão podem ser bombas luminosas disparadas pela própria polícia ou tiros. “É o tipo de informação que só teremos depois que se fizer uma recomposição dos fatos. Vai ter de ouvir os policiais, o agressor e moça. Isso é que vai permitir a seqüência real dos fatos”. O coronel afirma que um atirador de elite não seria recomendável, mas que a invasão mais cedo poderia ser justificada. “Eu consideraria essa hipótese. Mas a hipótese de invasão poderia ter acontecido porque havia um sinal de tiro na parte da manhã. Tem momento que tem de decidir pelo uso da força. Poderia ser naquela hora. A polícia fica no fio da navalha”.

Nenhum comentário: