domingo, 8 de março de 2009

CRIA FEDERAL - PROTÓGENES CRIOU REDE CLANDESTINA DE ESPIONAGEM

A investigação da Polícia Federal sobre as atividades paralelas do delegado Protógenes Queiroz revela que, no comando da Operação Satiagraha, ele montou uma poderosa rede clandestina de espionagem. De acordo com reportagem da revista Veja, publicada neste sábado (7/3), o conteúdo do inquérito é estarrecedor.

“O delegado centralizava o trabalho de uma imensa rede de espionagem que bisbilhotou secretamente desde a vida amorosa da ministra Dilma Rousseff até a antessala do presidente Lula, no Palácio do Planalto – passando pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador José Serra, além de senadores e advogados”, publica a semanal.

A partir do computador do delegado e de documentos apreendidos em sua casa, a Polícia Federal encontrou relatórios que levantam suspeitas graves sobre as atividades de ministros do governo, fotos comprometedoras usadas para intimidar autoridades e gravações ilegais de conversas de jornalistas. A reportagem de Veja lembra que tudo foi produzido e guardado à margem da lei.

O inquérito que apura os desvios de Protógenes revela também que os agentes da Agência Brasileira de Inteligência participaram ativamente da Satiagraha e que monitoraram a vida de senadores, deputados, ex-ministros como José Dirceu, jornalistas e até do filho do presidente Lula, Fábio Luís. Mostram também que o delegado mentiu quando disse que assessores do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, jantaram com o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado. Na foto do jantar, apreendida junto com o material clandestino, não há assessores do STF.

Um comentário:

antonio silva disse...

Com o vazamneto do ‘Grampo’ em Jornais e TVs. Nao estaria sendo Violado o devido processo legal e as garantias constitucionais? No caso acima se este `grampo` judicial ,fosse julgado nulo em outra instancia, ou seja, exposto na mídia como poderia o Juiz sanar este incidente? A defesa não ficaria prejudicada e fragilizada?