quinta-feira, 26 de março de 2009

CPI DOS GRAMPOS - PROTÓGENES PEDE PARA NÃO SER PRESO

Com receio de ser preso em seu depoimento à comissão, na próxima semana, delegado vai ao Congresso pedir apoio de senadores e deputados, e ainda promete apresentar “fatos novos” e “nomes novos”BRASÍLIA – Com receio de ser preso ao depor na CPI dos Grampos, na próxima quarta-feira, dia 1º, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz foi ontem ao Congresso pedir apoio de senadores e deputados, em sua maior parte ligados ao PSOL, e afirmar que nenhuma irregularidade ou ilegalidade foi cometida por ele durante a Operação Satiagraha. Protógenes comandava a operação da PF que resultou na prisão temporária do sócio-fundador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas.

Na cerca de uma hora em que conversou com os parlamentares, entre eles os senadores José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS), o delegado disse que, em um futuro próximo, ficará comprovado que não houve procedimentos irregulares na Satiagraha. “Não houve nenhum sinal, nenhum fragmento de irregularidade e, quiçá, ilegalidade”, disse. “No futuro, o Brasil e a mídia terão certeza do que ocorreu.” Exibindo um broche com a imagem de Nossa Senhora na lapela do terno, o delegado avisou que poderá apresentar “fatos novos” e “nomes novos” no depoimento que fará à CPI na semana que vem.
Ele disse ainda que se sente perseguido ao estar no centro do noticiário como sendo responsável pela realização de escutas clandestinas. “Alguns pontos estão obscuros e terão de ser esclarecidos”, afirmou.

O senador Pedro Simon criticou a suposta manobra que estaria em curso para prender Protógenes. “Ficou claro que isso seria de um ridículo atroz. O País inteiro ficaria do lado do doutor Protógenes” disse Simon. Para o senador, é inaceitável que o delegado esteja sendo ameaçado de prisão enquanto o banqueiro Daniel Dantas, alvo central da Operação Satiagraha, não tenha tido até agora quase embaraço algum.

Durante a reunião, o senador Eduardo Suplicy ligou para o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), e cobrou explicações sobre o suposto plano de prisão de Protógenes. Itagiba teria negado.
FONTE: JORNAL DO COMMERCIO DE PERNAMBUCO, DIA 26.03.2009

Nenhum comentário: