quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OAB(SEÇÃO PERNAMBUCO) PROCESSA JOVEM POR MENSAGEM PRECONCEITUOSA CONTRA NORDESTINOS NO TWITTER

A OAB-PE (Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco), vai entrar com uma ação nesta quinta-feira (4/10), junto ao MPF (Ministério Público Federal), contra a estudante de direito de São Paulo, Mayara Petruso, apontada como uma das responsáveis pela onda de mensagens preconceituosas contra nordestinos, surgida na Internet, após o anúncio da vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais.

Pela primeira vez, TSE dá direito de resposta no Twitter

Usuária do microblog Twitter, Mayara postou em seu perfil, após o resultado do 2º Turno, a seguinte mensagem: "Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado". Com a ação, o MPF deve analisar as provas e decidir se é cabível a ação penal contra a universitária.

De acordo com o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, a estudante de direito praticou os crimes de racismo e de incitação pública à pratica delituosa com sua declaração. "O crime de racismo é imprescritível e inafiançável. Ela poderá ser condenada a uma pena de 2 a 5 anos de reclusão. Já o crime de incitação pública prevê detenção de 3 a 6 meses ou multa", explicou.

Na avaliação de Mariano, o preocupante nessa situação é o fato de não ser um ato isolado nem incomum. "Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido; as pessoas praticam esses atos delituosos na certeza de que não serão punidas", afirmou.

Segundo o presidente da entidade, é irrelevante identificar se Mayara foi a primeira ou não a se manifestar contra a população do Nordeste. Caso outras pessoas sejam identificadas, ao longo da instrução do processo, serão igualmente processadas. "Estamos partindo desse pressuposto, de que a declaração dela foi a que motivou todas aquelas [outras] que foram postadas", observou.

Nenhum comentário: