sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

IMPOSTO DE RENDA 2012 - DATA DE INÍCIO E PRAZO PARA PAGAMENTO


Data de início de declaração do Imposto de Renda 2012 – Prazo para pagamento IR 2012
Imposto de Renda 2012 conta com algumas mudanças que têm o objetivo de agilizar o processo de pagamento, além de garantir mais segurança para os cidadãos. A Receita Federal, por meio do Diário Oficial da União, divulgou quais serão as mudanças para a declaração do Imposto de Renda 2012, que tem seuinício programado para o dia 1º de março. Confira mais detalhes sobre o Imposto de Renda 2012, comodata e prazo para pagar.
Imposto de Renda 2012 300x273 Imposto de Renda 2012   Início, Data, Prazo
Uma das principais mudanças no Imposto de Renda 2012 é em relação aos contribuintes que em 2011 receberam rendimentos tributáveis que ultrapassaram R$ 10 milhões. Esses devem transmitir a declaração do IR utilizando certificado digital.
Outra mudança, que vai ser bastante útil beneficiando aqueles que costumam fazer doações, é que a quantia ser doada pode ser de até 3% do imposto devido, isso para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas categorias: nacional, distrital, estaduais ou municipais. O prazo para esse é até o dia 30 de abril para abater no IR. Antes, o prazo terminava em 31 de dezembro.
Mas a principal novidade mesmo para o Imposto de Renda 2012 é que formulários impressos em papel não serão mais aceitos. As declarações, a partir de agora, têm de ser entregues através da internet, ou ainda fornecendo todas as informações devidas às agências dos bancos da caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Os prazos para que essas informações sejam prestadas é do dia 01 de março (início da declaração de imposto de renda 2012) a 30 de abril de 2012, data que não será alterada. Outro detalhe importante é sobre o parcelamento do imposto que poderá ser feito em até 08 vezes, com parcela mínima de R$ 50. A data definida para o vencimento da parcela única ou da primeira parcela será impreterivelmente no dia 30 de abril.

Nenhum comentário: