sábado, 9 de outubro de 2010

BAÍA FORMOSA: O PORQUÊ DA IMPORTÂNCIA DO PLANO DIRETOR PARA O FUTURO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

Baía Formosa é considerada por turistas e potiguares, um dos lugares mais bonitos do RN. No município se concentra a última reserva de Mata Atlântica do estado, avaliada como a segunda maior do nordeste e a maior vegetação atlântica do Brasil sobre dunas. Além das belíssimas praias, o município possui ainda vinte lagoas de água doce e escura. Uma das mais famosas é a Lagoa da Coca-cola. No entanto, toda essa riqueza natural ainda é pouco explorada, e os mais de 9 mil habitantes sofrem com a falta de investimentos, naquela, que é uma das poucas fontes de renda do município, o turismo.

O grande problema do município, é que suas terras estão divididas em três grandes latifundios e proprietários. Uma parte foi praticamente "doada" pela prefeitura, na época, administrada pelo ex prefeito SAMUEL CRUZ, comprada a preço de banana por um grupo de empresários portugueses há alguns anos e nunca recebeu uma única construção. Outra parte, pertence também a um grupo estrangeiro, ou seja, de poloneses, onde até a presente data, não conhecemos pessoalmente o "POLONÊS" que é o maior investidor e proprietário da Fazenda Estrela. Por último, as terras que pertencem aos donos das usinas de destilaria de cana de açúcar, produtoras de açúcar e álcool.

Por falar em Fazenda Estrela, não podemos deixar de falar que está sendo cobrado um pedágio indevido na estrada que interliga Baía Formosa à Barra do Cunhaú, tendo em vista, tratar-se a referida estrada de uma "SERVIDÃO", há mais de 50 anos, utilizada como passagem de uso público.

Consequentemente a cidade encontra-se engessada. O crescimento estagnou, porque só pode acontecer pra cima, devido suas terras pertencerem a três donos. O governo não deveria permitir que estrangeiros comprassem as terras mais preciosas do estado, sem que nenhum empreendimento fosse feito, ou pelo menos, estipulasse um prazo razoável para o inicio dos investimentos. Tudo que Baía Formosa precisa é de uma injeção de investimento na hotelaria e gastronomia, para que o turista veja a cidade como destino de férias, e não apenas de passeio diurno de buggy.

Portanto, o PLANO DIRETOR DE BAÍA FORMOSA é de vital importância para o desenvolvimento do nosso município, que deverá apontar quais áreas deverão ser desapropriadas, além de regulamentar a SERVIDÃO da estrada que interliga Baía Formosa a Barra de Cunhaú, proibindo o pedágio irregular.

2 comentários:

dario franco fraancodario@uol.com.br disse...

O nome da lagoa é Araraquara e não coca-cola. O desrespeito à toponímia é marca dos pequenos empresários de turismo que estão se estabelecendo em Baía Formosa e que fazem um turismo pequeno e aviltador.

dario franco disse...

francodario@uol.com.br