sábado, 18 de julho de 2020

Secap simplifica autorização das promoções comerciais




O Ministério da Economia está empenhado em simplificar, unificar e desburocratizar o processo de autorização de promoções comerciais, como sorteios, vale-brindes e concursos.

O compromisso se insere no contexto em que as autorizações exigidas legalmente para esse tipo de atividade passaram a ser concentrada pelo Ministério da Economia em função da Lei 13.756 de 12 de dezembro de 2018, conhecida como a nova Lei de Loterias.
Anteriormente, essas autorizações também eram concedidas pela Caixa Econômica Federal. Atualmente, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) mantém competência para a emissão deste tipo de autorização, de modo complementar.
O conceito de promoção comercial – também conhecido como distribuição gratuita de prêmios – se refere a uma estratégia de marketing que visa alavancar a venda de produtos, serviços, promoção de marcas ou imagens.
“A nossa expectativa é que possamos colher ideias que contribuam para que possamos caminhar para uma lei de promoção comercial efetivamente mais simples e menos burocrática”, enfatizou o secretário.
Segurança jurídica
Para o subsecretário de Loterias da Secap é fundamental garantir segurança jurídica para o setor: “Precisamos estar muito próximos: regulador, operadores e consumidores para que possamos garantir a segurança jurídica necessária, uma vez que estamos trabalhando para unificar a legislação”, destacou.
“Nosso intuito é sempre proteger o consumidor e permitir que o mercado possa exercer sua atividade de forma plena. A ideia desse novo governo é desburocratizar, oferecer liberdade econômica. Queremos que o setor tenha liberdade para trabalhar, exercendo a promoção comercial de forma segura e sem ferir a legislação”.
O subsecretário ressaltou, ainda, a importância do debate entre governo e mercado para que se possa chegar a alternativas que assegurem um controle mínimo necessário ao Estado e, ao mesmo tempo, ofereça uma autorização rápida e eficiente.
Números
De janeiro a junho de deste ano, o Ministério da Economia concedeu 2.671 autorizações de iniciativas de promoção comercial. O tempo médio interno para esse processo é de seis dias. O objetivo da Secap é que com iniciativas de simplificação e desburocratização esse procedimento possa se tornar ainda mais eficiente. (Imprensa Ministério da Economia)

Um comentário:

Oscar Silbiger disse...

Prezado Dr.

Imagine um livro abordando assunto de sua especialidade com seu nome na capa e sem se preocupar com a elaboração do conteúdo.
Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma, sendo também ferramenta para gerar autoridade, fidelizando e gerando novos clientes, entre outros benefícios, como fazem as maiores referências jurídicas no Brasil e exterior.
O livro será produzido a partir de informações fornecidas, verbais ou escritas.
Sou escritor por encomenda, ghost-writer e editor com 40 anos de experiência retratando também trajetórias pessoais, familiares e corporativas. O trabalho será desenvolvido no local ou a distância com agilidade e custo bem razoável.
Podemos enviar, sem compromisso, exemplos de livros escritos e produzidos, inclusive para advogado.
Também elaboramos textos para postar em redes sociais ou com qualquer outra finalidade e transformamos o seu livro em eBook para ser comercializado na Amazon.
Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
Estamos à disposição para troca de ideias.
Obrigado e até breve!

Oscar Silbiger / Diretor
Av. Rotary 125
Campinas / SP
Tel.: 19 99217-7849