quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MIGUEL WEBER, DEFENDE O DESENVOLVIMENTO DE BAÍA FORMOSA

Contagem regressiva para o dia da grande decisão. Domingo (3) está chegando e com ele a mudança que o Rio Grande do Norte necessita. Por isso, toda ação para reafirmar propostas e compromissos de campanha é válida, diante do pouco tempo que resta. Os candidatos do pv Miguel Weber, Estadual, e Paulo Wagner, Federal, saíram de Natal em direção ao litoral sul do estado, nesta terça-feira (28), com destino a Bahia Formosa. Cidade turística, repleta de belas praias, mas com poucos incentivos.

Logo cedo, na entrada da cidade, uma comitiva de bugueiros esperava com ansiedade pela chegada do futuro Estadual. “Receber Miguel aqui é sinal de mudança, de que o RN vai fazer a diferença no dia três. Miguel é nosso Estadual e ele irá trabalhar para o crescimento do nosso potencial turístico”, fala o bugueiro Manoel Siqueira, conhecido popularmente por “Salsicha”.

Os líderes Joel Alves, comunitário, Zélio Padilha e Otávio Queiroga, políticos, também se posicionaram no terminal turístico de Bahia Formosa para recepcionar os candidatos. De lá a caravana verde partiu em direção ao centro da cidade. As lideranças organizaram a visita, como forma de reafirmar os apoios, mostrando que a confiança caminha junto aos candidatos fortes para a mudança. “Queremos representantes fortes na Câmara e na Assembleia, pessoas que irão lutar pelo desenvolvimento do turismo de nosso estado, que lutem para manter nossos recursos e belezas naturais intactos e sempre disponíveis para garantir o nosso sustento. O que precisamos é que investimentos concretos cheguem até Bahia Formosa, e não que se apropriem de nossa riqueza, sem nada dar em troca”, fala com indignação ao futuro Estadual o ex-presidente da Associação de Bugueiros, Joel Alves.

Bahia Formosa é considerada por turistas e potiguares, um dos lugares mais bonitos do RN. No município se concentra a última reserva de Mata Atlântica do estado, avaliada como a segunda maior do nordeste e a maior vegetação atlântica do Brasil sobre dunas. Além das belíssimas praias, o município possui ainda vinte lagoas de água doce e escura. Uma das mais famosas é a Lagoa da Coca-cola. No entanto, toda essa riqueza natural ainda é pouco explorada, e os mais de 9 mil habitantes sofrem com a falta de investimentos, naquela, que é a única fonte de renda do município, o turismo. “Estou desempregada há quase sete anos. Como pode uma cidade tão linda como essa, que vive lotada de turistas, não oferecer emprego na área para seus moradores?”, indaga a jovem Dailza da Silva, de 33 anos.

O grande problema do município, é que suas terras estão divididas em dois proprietários. Uma parte foi comprada pelos portugueses há alguns anos e nunca recebeu uma única construção, e a outra, pertence aos donos das usinas de destilaria de cana de açúcar, produtoras de açúcar e álcool. “A cidade encontra-se engessada. O crescimento estagnou, porque só pode acontecer pra cima, devido suas terras pertencerem a dois donos. O governo não deveria permitir que estrangeiros arrendassem as terras mais preciosas do estado, sem que nenhum empreendimento fosse feito. Tudo que Bahia Formosa precisa é de uma injeção de investimento na hotelaria e gastronomia, para que o turista veja a cidade como destino de férias, e não apenas de passeio diurno de buggy”, falou aos presentes Miguel Weber.

O pescador Wellington Alves, de 40 anos, se animou bastante ao ouvir as palavras do estadual do esporte, e aproveitou para lembrar ao candidato que não é apenas o turismo que necessita de investimentos, a atividade da pesca também está abandonada. “Pesco desde os 15 anos, e sempre me virei sozinho, desde ir para o mar, até conseguir vender meu pescado. Consigo sobreviver dessa forma, mas com muito esforço, nós pescadores de Bahia Formosa, deveríamos ter uma cooperativa”, sugeriu.

Em resposta, Miguel Weber disse que, como deputado estadual, vai buscar os investimentos para o setor da pesca junto ao governo do estado, pois esta atividade é uma das mais antigas, e ainda pouco organizadas do RN. “Os pequenos produtores precisam de ajuda financeira do governo para promover a organização de cooperativas. É preciso trabalhar para articular a coexistência benéfica entre grandes e pequenos produtores do estado. Vou procurar uma solução que otimize esse setor, e tire do sufoco estes pescadores”, concluiu o candidato a deputado estadual.

Nenhum comentário: