sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dr BORIS TRINDADE, CINQUENTÃO DA ADVOCACIA

POR: EDUARDO TRINDADE


Quando o Professor e grande advogado criminal Nilzardo Carneiro Leão completou 70 anos de idade, o Dr. Boris Trindade lhe rendeu uma homenagem com a publicação de um artigo intitulado “Nilzardo, setentão”, a quem Dr. Boris considera “um dos maiores processualistas brasileiros, na área penal”, pela sua obra.

Hoje, é a Ordem dos Advogados do Brasil, através da Seccional Pernambuco, que homenageia o Dr. Boris Trindade com a Medalha Joaquim Amazonas, pelos seus cinqüenta anos ininterruptos de exercício da advocacia, sem qualquer mácula em seus assentamentos éticos profissionais.

Desses cinqüenta anos de advocacia do Dr. Bóris, tive o prazer e a honra de aprender a advogar com ele durante os últimos vinte e um anos da minha vida, sendo cinco como estagiário e dezesseis como advogado.

Com esse grande advogado, aprendi que advogar “é uma arte”, “para quem sabe”, “para quem estuda” e, acima de tudo, que “advogar é para quem é vocacionado”.

Na arte da advocacia, considero o Dr. Boris um verdadeiro Picasso, tanto na escrita como na oratória. As peças por ele produzidas são verdadeiras obras de arte. Quem já teve oportunidade de lê-las, sabe o que estou dizendo. Ele domina a língua portuguesa como poucos, por isso que suas petições são dotadas de um português impecável, com objetividade, leveza e sempre com uma pitada de humor e cultura.

Talvez por ser um gênio, o Dr. Boris tem intolerância à burrice e à mediocridade. Lembro-me que certa vez uma Juíza abriu vista de um processo para que ele se manifestasse sobre uma petição que continha inúmeros erros de português, tendo o mesmo, com a irreverência que lhe é própria, dito apenas o seguinte: “quando a peça estiver traduzida para o português republicano, me manifestarei.”

Quem já teve oportunidade de assistir a um Júri Popular com atuação do Dr. Boris, há de concordar que no campo da arte da oratória, ele é um dos melhores. Os Júris que ele atua, são verdadeiros espetáculos, sempre com casa cheia de estudantes e até mesmo de profissionais do Direito. É um deleite para a platéia vê-lo na tribuna. É uma aula para os estudantes.

Mesmo os Ministros das Cortes Superiores, que estão acostumados com a atuação de grandes advogados na tribuna, param para escutar atentamente as sempre brilhantes defesas orais que o Dr. Boris produz. E sempre se deliciam e fazem inúmeros elogios, que me deixam cada vez mais orgulhoso de ser filho desse advogado ímpar.

O Dr. Boris conhece e maneja o Código de Processo Penal, como pouquíssimos juristas nesse país. Ele sabe - e “o sabe a bem saber” - para usar uma expressão que ele gosta muito, que um advogado, para ser grande, como ele, além da cultura e do gosto pela ética, tem que ter uma atuação sempre eficiente, daquelas que dão trabalho para quem preside um feito.

A atuação do Dr. Boris como advogado, inclusive na defesa de réus pobres (advocacia dativa, ou pro bono), é sempre magistral e intrigante. Suas teses, algumas consideradas inusitadas por muitos juristas, são formadoras de jurisprudência nos Tribunais Superiores, desde os tempos em que foi advogado de presos políticos no golpe, por isso que é citado em diversos livros, pelos mais variados autores.

Acredito que o Dr. Boris tem razão quando diz que o problema das novas gerações é que lêem pouco e estudam pouco. Mesmo hoje, após cinqüenta anos de militância, já ficando “cansado em dias” (para usar outra expressão, bíblica, que ele também gosta muito) ele continua entusiasmado com a advocacia. Continua estudando, lendo e aprendendo. E lendo muito e de tudo: o que é bom e o que é ruim. O que é bom, para aprender como fazer e o que é ruim, para aprender a como não fazer.

Desde que me entendo por gente, o Dr. Boris sempre me aconselhou: “meu filho, leia jornal, leia revista, leia livros, leia poesias, leia gibi, leia o que você quiser, mas leia, leia muito”. “Ler é muito importante”. “Só se aprende a escrever, lendo”. “Só se adquire conhecimento e cultura, lendo. Não tem outra forma”. Quando criança, não entendia bem esses sábios conselhos. Hoje, agradeço imensamente e estimulo meus filhos ao mundo da leitura.

O poeta azul, Carlos Pena Filho, a quem aprendi a gostar e admirar a obra com o Dr. Boris, considera Recife “ingrata para os da terra, boa para os que não são”. Talvez porque o Dr. Boris seja potiguar, Recife reconheça sua importância e lhe seja grata por ter escolhido esta cidade como sua, onde construiu uma carreira brilhante e invejável, graças ao esforço, dedicação, vocação e ainda, ao apoio de Dona Regina, que é a mulher da vida do Dr. Boris, com quem está casado há cinqüenta anos.

Indiscutivelmente, o Dr. Boris é um vocacionado, sem limites, e mais do que isso, um gênio que, mesmo após cinqüenta anos de militância ininterrupta, ainda exerce o nobre munus com o mesmo entusiasmo do começo, especialmente, quando desafiado. Ah! Como ele gosta de ser desafiado... Seus olhos brilham como o de uma criança diante de um brinquedo muito desejado. E o brinquedo predileto dele, é o desafio de um bom processo.

Eu, meus irmãos, minha mãe, meus filhos e sobrinhos, nos sentimos muito felizes, honrados e orgulhosos pela justa homenagem hoje recebida, como um reconhecimento do saber e da honradez do Dr. Boris Trindade, especialmente pela dedicação dele à advocacia.



Eduardo Trindade é advogado criminal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Hey there! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

My homepage; what should i weigh for my height

Anônimo disse...

Ele diz ser tao bom tem um paciente dele que ta a 5 anos preso e ele n solta!

Lucas disse...

Justo o que procurava sobre advogado criminalista, muitíssimo obrigada!

cicerodelimaesousa@gmail.com disse...

Dr. Boris é, sem dúvida, um dos melhores do Brasil.

Critic-alo, é simplesmente, PURA INVEJA de quem pouco sabe.

Unknown disse...

Qual idade do dr.Boris trindade